O velho, a criança e o burro: uma parábola

Acabara de entrar naquela cidadezinha, um velho, uma criança e um burro. O velho vinha andando puxando o burro que carregava a criança. Ao passar pela gente daquela cidade, ouviram:

   - Como pode aquela criança vir toda confortada e folgada em cima do burro e aquele velho andando por este mundo afora!


   - Esta criança tem tudo para crescer fora de contexto, não? Acha-se rei.


   O velho encabulado resolve mudar a disposição da procissão na saída da cidade. Resolveu então que na próxima cidade entraria montado no burro e a criança andando puxando o animal. E na nova cidade ouviram:


   - Quem esse velho pensa que é? Abusando assim de uma criança! Ele todo folgadão sentado no burro e a pobre criança puxando tamanha carga!


   - Decerto raptou esta criança para servir-lhe de escravo!


   O velho temeroso tratou de abandonar a cidade o mais rápido possível. Prometendo uma nova disposição de sua tropa. De tanto matutar, resolveu que na próxima cidade entrariam os dois montados no burro. Ao adentrar a nova cidade, receberam:


   - Isso é uma vergonha! Temos que denunciar às autoridades protetoras dos animais! Onde já se viu, em pleno século belo tamanha brutalidade contra pobre animal!


   - Lá vão os dois monarcas! Os dois Cristos! Sentados no burro até matar o bichinho!


   O velho irritado com a insatisfação tamanha das gentes, procura se livrar o mais rápido possível da cidadela amante dos burros. Fica um tempo num pequeno deserto entre uma cidade e outra. Tenta entender como agradar as pessoas. Como pelo menos não constrangê-las. Das três disposições que armara todas as três foram reprovadas. Só havia um jeito de resolver o caso. E muito curioso colocou o plano em prática para ver a reação das gentes. Resolveu entrar cada um andando sobre as suas próprias pernas e patas. Agora seria impossível as pessoas reclamarem. Então foram, o velho, a criança e o burro andando, cada um sobre suas pernas e patas, até chegar à porta de uma simpática cidadezinha. Ao passar pelo portal da cidade, ouviram:


   - Que gente esquisita, não? Tem um burro forte e jovem, mas preferem andar a montar na besta...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citações Interessantes do Livro: O Temor do Sábio

Previsão: A Crônica do Matador do Rei - A Porta de Pedra