Educação Financeira Básica em 4 parágrafos: Porque você deveria e como começar a investir hoje : Um resumo do que aprendi até agora : Como aposentar antes dos 50 anos

PARÁGRAFO UM: TUDO QUE TE ENSINARAM É MENTIRA

Tudo que te ensinaram é mentira. Tudo bem, talvez seja um pouco demais dizer dessa forma. Uma das verdade é que não te ensinaram nada sobre dinheiro. A primeira idéia que deve ser desconstruída é que dinheiro é "sólido", ou seja, 200 reais sempre valem o mesmo em todas as épocas, você pode ver isso comparando quanto você comprava com 200 reais antes e quanto compra com 200 reais hoje. Se você é mais novo, você deve ter ouvido seus parentes sempre reclamando de como estão cada dia mais pobres. 

A verdade é que o dinheiro é "fluido", ou seja, valoriza e desvaloriza o tempo todo, o nome para isso é o que chamamos de "variações cambiais". Como dito acima, o trident que você comprava por 1 real, hoje custa 3 reais. 

O termo verdadeiro para ser usado quando se trata de dinheiro é "poder de compra". Quando com 1 real você não compra o trident mais, você perdeu poder de compra. Acabou a época de guardar dinheiro embaixo do colchão, os tempos mudaram e quem faz isso está cada dia mais pobre.

Exemplo:

Seu pai vendeu uma fazenda e tem 1 milhão de reais na poupança. Com a poupança rendendo 0,5% ao mês, rende então mais ou menos 6% ao ano.

Logo seu pai ganha 60 mil reais por ano.

MAS a inflação ano passado (2015) foi de aproximadamente 10,67%, ou seja, todo o dinheiro do país desvalorizou 10,67%. Então o dinheiro do seu pai desvalorizou 107 mil reais. 

Concluindo, seu pai perdeu mais de 40 mil reais, e continua perdendo a cada ano em que deixa o dinheiro na poupança. Ele perde cerca de 3500 reais por mês.

O único jeito de não ter essa perda é fazer investimentos que rendam acima da inflação. Para isso, continue lendo.


PARÁGRAFO DOIS: DESTRUINDO 4 MITOS E MENTIRAS

Além disso, te ensinaram outras mentiras:

1 - Investimentos são arriscados
-> A palavra "arriscado", na sua cabeça, é associada à jogar uma moeda de cara ou coroa, ou apostar na loteria. Na economia, "o risco do investimento é proporcional à sua falta de conhecimento nele", ou seja, se você não souber o que está fazendo, realmente corre algum risco. 
->A partir do momento em que você pesquisa sobre finanças pessoais, você está ampliando seus horizontes nesse sentido e diminuindo seus riscos.

2 - A poupança e fundos de investimentos de bancos são os investimentos mais seguros
-> Quem investe na poupança e em fundos, perde muito poder de compra. Enquanto outros investimentos mais seguros que a poupança como o Tesouro Direto rendem muito mais, a poupança te dá rendimentos mínimos. 
-> O mesmo acontece com Fundos de Investimento de Bancos: Eles investem seu dinheiro e ganham muito mais do que te pagam. Tudo bem que eles "assumem os riscos", mas as cotas dos fundos de investimentos fazem você ganhar muito menos sendo que existem outras opções mais rentáveis para quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido.

3 - Só ricos podem investir
-> Pessoas ricas (normalmente) ficaram ricas porque começaram a investir quando pobres, não somente dinheiro, mas tempo em aprender. Você com certeza conhece histórias de pessoas que passaram a vida inteira ricas e quando idosas ficaram pobres. Isso aconteceu porque eles nunca investiram no futuro, com paciência e perseverança. Gastavam todo dinheiro com os prazeres efêmeros. Os prazeres momentâneos.

4 - Apartamentos e veículos são um ótimo investimento
-> IPTU, Conta de Àgua, Luz, Telefone, Gás, Internet, IPVA, DPVAT : A lista de contas é imensa. Comprar um apartamento ou um carro é assumir uma dívida enorme, principalmente com a desvalorização constante de um carro e de um apartamento. 
-> Quando você compra um carro, você assume uma dívida de cerca de 200% ao ano contando com todos os gastos que um carro precisará. Ou seja, comprando um carro de 30 mil, você precisará de 5 mil ao ano, além do carro em si desvalorizar a partir do momento em que você o comprou. Não é diferente para um apartamento. 

PARÁGRAFO TRÊS: COMEÇANDO A INVESTIR EM QUATRO PASSOS

O investimento que eu aconselho que você faça pode ser feito por valores a partir de R$ 30,00. "Ué, como assim?". O Tesouro Direto é um modo de emprestar dinheiro para o governo, para que este pague a dívida pública do país. Antigamente, apenas bancos podiam emprestar dinheiro para o governo, mas hoje, se tornou extremamente fácil para pessoas simples (como nós).

- O primeiro passo (use exatamente as palavras aqui escritas):
Vá até seu banco e peça para abrir "Uma conta corrente de graça, como estipulado pelo Banco Central". Clique aqui para dúvidas: 

Conta gratuita é um direito


- O segundo passo:
Em seguida, peça para "autorizarem a investir no tesouro direto". Normalmente a pessoa do banco tentará fazer com que você invista nos Fundos de Investimentos deles, diga "não". Como explicado no parágrafo dois, eles querem ganhar em cima do seu dinheiro e te dar menos do que você ganharia sozinho. O banco pode cobrar uma taxa de até 0,5% ao ano do seu investimento, acima disso é abuso. Você também pagará uma taxa semestral de 0,3% sobre investimentos para a BM&FBovespa

- O terceiro passo:
Você vai assinar uma papelada e receber em alguns dias uma senha para comprar títulos pela internet. O título IPCA+ (NTNB Principal) 2019 por exemplo, quer dizer que você receberá acima da inflação somada à taxa contratada (Taxa % a.a).


- O quarto passo:
Em posse da senha, você pode comprar os títulos pela fração do preço deles da imagem acima. A mínima fração deve resultar em um valor acima de R$30,00.

PARÁGRAFO QUATRO: SIMULADORES DE GANHO + DICAS

O simulador abaixo é do site Clube dos Poupadores, um site excelente para você que se interessou em sair do perrengue.

Se você perceber, fiz uma simulação simples: Se você investir 400 reais durante 300 meses (25 anos), você acumulará 790 mil reais

Além disso, na parte inferior, mostra que você poderá retirar durante 360 meses (30 anos) o valor de 8 mil reais até que o dinheiro acabe.

Uma observação interessante é que esse dinheiro de 790 mil reais precisou apenas do seu trabalho até reuní-lo. Depois disso, não necessitou de mais nenhum investimento do seu esforço e você o receberá sem ter de trabalhar mais por isso.

Há diversas pessoas que se aposentam dessa maneira, ao invés de esperarem os 35 anos (talvez até mais) da previdência.


Fontes para continuar aprendendo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citações Interessantes do Livro: O Temor do Sábio

Previsão: A Crônica do Matador do Rei - A Porta de Pedra