Básico do básico: O que são logomarcas e como começá-las em três pequenas lições

Bom, comecemos. Serão 3 lições importantes. Leia-as.

1 - Arte e Significado

O que é arte? O que torna uma arte bela? O que faz com que você não vire o rosto pra ela? O que faz com que seu olhar seja atraído para ela? - Inicialmente, depois de levantar essas perguntas, podemos ver um bom exemplo do que é uma boa logo. Antes de ver a imagem, saiba que toda logomarca quer dizer alguma coisa.

Logomarca é uma idéia traduzida em forma de imagem.

Inline image 1
A logomarca do Google não tem nenhum instrumento pesado. A idéia que eles querem passar é clara: simplificação. A imagem de cima foi alterada para a de baixo há um certo tempo. Essa alteração fez com que a logo parecesse ainda mais simples. Embora exista uma grande combinação de cores, no resto da imagem não há nada, apenas branco. Ou seja, existe mais branco do que existem cores, criando uma logo mais limpa, que não machuque seus olhos ao olhar pra ela  -o que normalmente aconteceria se você olhasse para a seguinte logo:

Inline image 2
Porém, a idéia dessa logo especificamente é te dar dor de cabeça. A idéia que ela quis te passar é de diferença, destaque. A logo está estática, mas a combinação de cores faz seu cérebro doer tentando diferenciar para onde olhar.

Mas não use gradientes, gradientes de cores diferentes nunca ficam bons. Um exemplo:

Inline image 3

2 - Elementos

Os elementos de uma logo são essenciais, caso eles forem adicionados (como pessoas fazendo pilates) eles devem ser bem fundamentados, ou seja, devem conter em si uma boa seleção de cores e bons traços. Como assim? Observe as duas imagens a seguir:
Inline image 4Inline image 5

Claramente existe um nível de profissionalismo diferente em cada uma. Os traços na segunda são mais firmes e as cores são tons de verde e azul, cores que conversam. Na primeira são utilizadas seis cores terríveis de se combinar: preto, laranja, amarelo, verde e branco.

O melhor jeito de encaixar os elementos é perguntar uma terceira opinião. Mentira. Uma quarta, quinta, sexta, sétima, oitava e décima opinião. O outro jeito é você ver tantas logos boas e pesquisar sobre arte. A maioria das boas logomarcas são inspiradas em trabalhos de artistas.

3 - Programas

Exatamente. Programas são a última coisa que você deve se preocupar. Depois do conceito do que é uma logomarca bela, você deve dominar o uso dos programas. Temos as seguintes opções:

A - De graça: GIMP - Copia todas as tarefas que o Adobe Photoshop realiza, e simplifica os comandos.
B - Pagos / Possível de baixar em torrent (Não estou incentivando pirataria): Adobe Photoshop e Corel Draw. As últimas versões são as melhores. A diferença entre os dois programas é que o Corel Draw cria uma imagem vetorizada, ou seja, ela pode ser aumentada infinitamente - isso ocorre porque uma imagem vetorizada é formada por equações. Enquanto no Photoshop, a imagem tem o exato tamanho que a criar.

Agradecimentos

Espero que te ajude a começar.

Logomarca do Croatt:

Expose

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citações Interessantes do Livro: O Temor do Sábio

Previsão: A Crônica do Matador do Rei - A Porta de Pedra