Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade de Tiradentes (Minas Gerais), antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi nomeada em sua homenagem.
Tiradentes, um homem com uma ideologia diferente da de sua época. Todos seus amigos e companheiros o traíram, e se você observar bem o quadro acima, verá que ele é retratado muito parecido com Jesus. Usando barba, vestes brancas, o que era quase impossível naquela época, usar barba era uma coisa grosseira.
Tiradentes nada mais foi do que uma vítima. A inconfidência mineira já havia sido desfeita, e como a corte deveria demonstrar poder, usou um exemplo para mostrar sua suposta "força" e dar de exemplo para outros que viessem a se rebelar.
Infelizmente, Tiradentes foi esse exemplo. Se fosse algum outro, diríamos algum outro e não Tiradentes. Apenas estava no lugar certo (ou errado) na hora certa (ou errada).
Se ele tivesse vivido sua vida normalmente, ninguém sequer se lembraria dele. A morte dele, o fez eterno.
Esse é um dos problemas da raça humana. Apenas os deuses e os mortos podem ser perfeitos.
Comentários
Postar um comentário