Espiritismo "For Dummies"


"For Dummies" é uma expressão usada em vários livros para explicar facilmente porém não superficialmente algo.

Leia tudo, vale a pena. Isso não é Pré-Conceito, é Conceito.

Atualização 27/10/2014 - 20:30 {
Bom, acredito que toda opinião não-ortodoxa mude quando novos fatos aparecem. 

Primeiramente me desculpo, esse texto está cheio de preconceitos.
Não o deletarei porque ele cumpre uma função: Me mostrar quando estou errado.

Toda religião pretende manipular e distorcer a busca pelo conhecimento humano.
O espiritismo não é diferente. Ele tenta explicar o sobrenatural sob uma visão humana.

Mas o sobrenatural é apenas algo que nós não conhecemos ainda.
};
--

Espiritismo, a religião que mais cresce em todo mundo. Porque?

Por um bom número de pessoas, essa religião ainda é considerada uma grande e endiabrada cerimônia de rituais satânicos, e realmente, existem não poucos, mas muitos motivos que levem a pensar isso.

Primeiramente, gostaria de salientar que esse blog e as opiniões contidas nele são de caráter filosófico e formado por experiências e ideais.

Utilizando coisas das quais tenho consciência total do que falo, em favor do sentido religioso, todas as religiões tem rituais, sem exceção. A questão é justamente o quanto a religião esconde de seus seguidores.

Evangélicos tentam adaptar suas religiões para atrair o público jovem, ignorando o fato de seus costumes cegos por detrás de uma atmosfera legal e descolada.

Católicos tentam ignorar o fato das caçadas e mortes de várias pessoas por conta da religião delas só resultaram em rebeliões, e ignoram que o uso da religião era inicialmente para controlar a sociedade e motivá-la para suprir os propósitos da "igreja" : Dinheiro, orgias e festas.

Na religião espírita, assim como na evangélica, existem várias sub-divisões, e essas sub-divisões são praticamente independentes, mas todas com a mesma base de conhecimento, de que Jesus é na verdade um espírito super evoluído, e todos estamos aqui para evoluirmos nossas almas. Então, não existe inferno, existe algo chamado "Unbrown" (em outro mundo espiritual, "uma dimensão acima") que é como se fosse uma escola para quem se matou ou necessita evoluir mais seu espírito. Além disso, quando um espírito está muito evoluído, ele volta no corpo de uma pessoa para "ajudar" outras pessoas, que é o que eles falam que acontece em uma sessão espírita.

Quando um colega seu falar, "cara, terça eu vou no centro", não pense que ele irá até o centro da sua cidade, ele na verdade vai para uma sessão espírita, apenas é um modo de ficar meio distante do real significado da palavra.

Apesar de a partir de agora, eu criticar duramente a religião espírita, também tenho críticas à tudo, logo, qualquer espírita que leia isso, não se acanhe.

A verdade é que a religião espírita é separada por conhecimento e por afinidade. Por exemplo, as religiões evangélicas, nasceram do Catolicismo, porém, existem tantas hoje, que você pode escolher. Se você for vegetariano, existem algumas que seguem isso. Se você quer guardar o sábado, existem algumas, guardar domingo, outras. Se você gosta de gritar e dançar na igreja, seja batista, se você gosta de uma coisa mais parada, talvez mais "respeitoso", existem algumas que nem sequer deixam aplaudir na igreja, basta você escolher o que quer. No espiritismo é a mesma coisa.

Todas elas vem do mesmo lugar, e como todos sabem, para tudo existem duas ou mais faces.

Eis a face boa:
- A idéia de que o ser humano tem alma.
- Ajudar as pessoas (Todas as religiões querem isso, porém no espiritismo eles dão ênfase em querer realmente ajudar, não seu dinheiro para reformar a catedral)

Eis a face que deixarei você decidir:
- Todos temos Dejavu's, todos temos áureas magnéticas, porém algumas pessoas desenvolvem mais essa habilidade que a maioria das pessoas. A questão é que isso é um dom especial, não algo que a torne uma futura vidente ou invocadora de espíritos. O espiritismo tenta capturar essas pessoas, por motivos desconhecidos, e acaba que as pessoas são atraídas por isso, por algo além do costume do dia-a-dia. Algo que podem ver, tocar. Mas, atrair pessoas por seus dons para algo que nem conhecem é bom? Tudo na vida existe consequência, e quando mais profundo se vai em algo, menos modos existem de voltar à realidade.

Eis a face ruim:
- Lidar com coisas além da realidade atual, além disso, o que morreu, morreu meu caro.
- Não volta à vida, a não ser em um apocalipse zumbi, nada que existe volta à vida de maneira nenhuma.
- Se existe mesmo uma alma, ela é tão única, tão especial que não faz sentido repeti-la em outro corpo, não faz o menor sentido.
- E se realmente existe algo voltando ali, não é a almazinha de pessoas boas que querem ajudar os humaninhos, são DEMÔNIOS meu filho! Isso non ecziste!

Existem as divisões que tratam esse espiritismo como caridade, que ele veio para ajudar as pessoas, e que todos somos bons. Existem sim espíritos maus, porém eles só são invocados quando a pessoa que os invoca está com uma espécie de "karma" com energia ruins.

Existem outras divisões que estão na metade, eles viajam mais pelo mundo astral, pelo qual veem e ouvem coisas das quais a maioria dos seres humanos nem sequer sabem que existem, e se soubessem, não saberiam lidar com isso, ou dormir em paz.

Existem as que sabem mais. Essas, meu caro, são o real significado da religião. Elas sabem que aquilo que mexem é algo tão obscuro e tão demoníaco que a própria sabedoria que existe neles, é uma sabedoria além do que estão em livros, mas uma sabedoria maléfica. Contida apenas para preços altos demais e manipulando coisas que nunca deveriam ser descobertas, coisas das quais a mente humana talvez não aguente saber ou entender.

Na verdade, o mundo astral é uma dúvida para mim, talvez ele seja apenas uma ilusão, porém, sei que existem tantas possibilidades que anulam a não-existência de algo.

A questão que tudo, tudo no mundo existe, mas a verdade é que nada deve ser subestimado. Sabemos muito pouco, e devemos sim, descobrir outras coisas além. Mas o além está no Universo, não em coisas sobrenaturais. O além está dentro de nós, mergulhado em nosso âmago, não em religiões ou ocultismo.

A viagem não é para fora, é para dentro.

Sejam vocês, sejam livres, sejam "Bog".

Comentários

  1. Na verdade você se enganou um pouco em suas colocações. Existem religiões espiriTUALISTAs, mas só uma é a religião espírita, que em momentos não pode nem ser considerada uma religião e sim uma DOUTRINA Cristã, uma doutrina baseada na CIÊNCIA. O Espiritismo não entra em milagres, não acredita em imagens, velas, incensos, e não procura pessoas para entrarem em suas casas. O espiritismo tem a percepção de que os espíritos tem o livre-arbítrio, e que podem fazer o que bem entender. Quando se diz sobre reencarnação, e aí se você tivesse pelo menos lido algum dos livros da doutrina, saberia que a reencarnação é necessária para a evolução do espírito, e que nós estamos em um mundo de provas e expiações, e que provavelmente deveremos voltar mais vezes aqui, como se fosse uma escola e você repetisse de ano se não estudasse direito. Durante as sessões mediúnicas, que normalmente não são abertas ao público em geral, a única função que temos é de AJUDAR a espiritualidade, como por exemplo, ajudar os espíritos que estão no umbral. O espiritismo fala de amor, caridade, amizade, estudo e evolução. Por favor, não se engane ao igualar o espiritismo com outras religiões ESPIRITUALISTAS, com todo respeito a todas elas. Pois o espiritismo não tem em nenhum momento a função de viajar pelo mundo astral, conhecer existências passadas. Obrigada e boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Mariana,

    Concordo com você em partes, principalmente porque eu tive que pesquisar para escrever esse texto, e minha pesquisa foi bem fiel à um preceito de caráter de opinião.

    O espiritismo, tem sim, em algumas de suas ramificações viagens astrais, etc. Em outras prega a caridade, amor, e esses valores que são necessários para conquistar a maioria da população. Como você acha que o Cristianismo cresceu tanto? Ele focou primeiramente nos mesmos valores que o Espiritismo foca hoje, e então se difundiu por todo o mundo, talvez seja o que irá acontecer com o Espiritismo.

    Porém, é necessário salientar, que assim como o Espiritismo toma diferentes ramificações e diferentes objetivos em cada ramificação. O Cristianismo também toma, hoje em dia, pode-se ler muito sobre pastores que estão pouco ligando para o que acontece com a igreja, querem apenas seu dinheiro e ponto. Idealizado na velha frase "Dê-me seu dinheiro, e serás abençoado", o que acho de uma tolice completa.

    O que está acontecendo é que mais uma pessoa que decidiu virar profeta saiu escrevendo coisas malucas e as pessoas aceitaram, como sempre acontece e sempre acontecerá. Os humanos buscando preencher o vazio deles infinitamente. Buscam preencher com bebida, deus, cigarro, prazeres, mas não o preenchem com o principal: Vida. E principalmente, se preocupam com algo que deveriam ignorar: Tempo.

    Resumindo tudo, respeito sua opinião e o modo de dizê-la foi realmente inspirador, parabéns por se expressar. Mas um fato qualquer pode ser justificado de várias formas, por visões diferentes, essa é a minha visão. Talvez ela mude, mas por enquanto, por ter sido criado em uma religião Cristã, vejo claramente que Espiritismo "é coisa do demônio".

    Meus sinceros muito obrigado pela sua opinião.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas