Surpresas e Sociedade

 
Nunca soube exatamente o porque, mas adoro surpresas.
Talvez seja porque seja uma das coisas que nos diferencia - ou aproxima? - da natureza.
Nossa imprevisibilidade. Entre a imprevisibilidade da grama e da floresta, escolhemos a estabilidade do concreto e dos cabos elétricos.

Deixo a música entrar na mente, a música enche o ambiente. Estamos lesados aqui, parados, sem tantos movimentos, sem tantas ações em cima do mundo. O que eles pensam de nós? Porque não conseguimos nos mover aos lugares que visualizamos?

Movere. Uma carta de motivação a ser escrita, artigos a serem feitos, produção textual, mental, intelectual. As janelas do outro lado da rua me fazem voar. Um pequeno espelho grudado no vidro da janela. Porque dizemos tantas mentiras? Porque acreditamos em tantas delas?

Tudo isso me estranha nas minhas entranhas.
Artistas que falam sobre igualdade e sobre resistência,
Sobre amor e redenção em pedestais concentuais.

As pessoas concordam e aplaudem. Gritam "eles têm razão!".
Mas tem todo esse lado perdido entre as pessoas, elas não sabem a resposta nem sabem a pergunta.

O texto que gostaria de revisar hoje é Um mito chamado sociedade.

Nele eu estabeleço algumas das minhas percepções do que era sociedade pra mim aos meus 15-16 anos. Era uma noção bem egoísta. De certa forma, na minha primeira tentativa de entender esse conceito, eu limitava a sociedade ao limite da minha pele. Um limite que eu ainda não conhecia e justamente nessa idade, tentava procurar o que realmente me pertencia. Ainda não percebia como essa sociedade que vivemos é na verdade um grande empurra-empurra. As pessoas trocam visões de mundo ao emitir suas opiniões ao mundo. As frases influenciam muito no interior de quem as pessoas são, mesmo que aqui na nossa superfície comum, essas frases não pareçam tão importantes.

A sociedade, mais do que imposta por uma única pessoa, ela é um conjunto de idéias em constante movimento. Os grupos extremistas - de não importa qual lado do espectro político - tentam pregar suas idéias usando um misto de fé e argumentação falaciosa. Eles conseguem com isso, provocar um enorme impacto na opinião da sociedade, principalmente porque a maior parte das pessoas não têm opinião formada sobre esse assunto e elas estão tão cansadas nas suas rotinas diárias que não têm sequer tempo de formar uma opinião.

A minha tentativa de separar os "originais" dos "copiadores" era essa. Esses "originais" não são pessoas que têm idéias realmente geniais. São pessoas que hoje no Brasil, conseguem torcer e distorcer a realidade e os fatos pra atender aos seus objetivos. A pergunta principal nessa sociedade de hoje é: quais são esses objetivos ocultos por trás desses "originais"? É o lucro ou o bem estar da sociedade? É pra ajudar a empresa de ônibus lucrar ao máximo com um ônibus de péssima qualidade e que demora a chegar ou é pra resolver o problema de transporte público pra que as pessoas cheguem mais rápido onde querem ir?

Ignorar a existência da sociedade e permanecer no princípio de "fazer o seu" te torna uma vítima da vontade alheia. Não sejamos inocentes em pensar que se nós não nos posicionarmos contra ou a favor do que acreditamos ou não, tudo vai dar certo. Nada vai dar certo.

Aqui, meu caro leitor, está tudo ainda por fazer. E é você, que está vivo aí, que faz.

Mesmo quando escolher nada fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citações Interessantes do Livro: O Temor do Sábio

Previsão: A Crônica do Matador do Rei - A Porta de Pedra